A sua bagagem não chegou ao destino com você? Conheça os seus direitos!

Publicado: 27/06/2023

Viajou e sua bagagem não chegou? ✈️ Confira as dicas sobre os direitos dos passageiros nestes casos.

Faça registro do extravio
Ao verificar que a bagagem foi extraviada, dirija-se imediatamente ao balcão da companhia
aérea para formalizar o ocorrido através do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).
O RIB pode ser feito tanto para casos de perda da bagagem quanto para danos.

Despesas emergenciais
Se a companhia aérea não entregar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a empresa e a rota.

Ressarcimento dos itens de valor
Normalmente, as companhias aéreas têm um valor máximo para indenização, que equivale a 1.131 DES (Depósito Especial de Saque).
Para garantir que o ressarcimento seja justo, recomenda-se que o passageiro declare o valor de seus pertences antes de viajar. Para tanto, a companhia aérea dispõe de formulários específicos.

Danos morais
Além de indenização por danos materiais (decorrentes aos itens extraviados), é possível ainda indenização por danos morais.
Isso vale tanto para malas que foram devolvidas muito tempo depois, quanto as que nunca mais foram encontradas pela companhia aérea.
 
Em caso de mais dúvidas sobre indenizações, entre em contato com nosso escritório.
#bagagemextraviada #dicasdeviagem #malaextraviada #mmdadvogados #indenização

NOSSO ESCRITÓRIO PODE AUXILIAR SEU EMPREENDIMENTO