A sua bagagem não chegou ao destino com você? Conheça os seus direitos!

Viajou e sua bagagem não chegou? ✈️ Confira as dicas sobre os direitos dos passageiros nestes casos.

 

Faça registro do extravio

Ao verificar que a bagagem foi extraviada, dirija-se imediatamente ao balcão da companhia

aérea para formalizar o ocorrido através do Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

O RIB pode ser feito tanto para casos de perda da bagagem quanto para danos.

 

Despesas emergenciais

Se a companhia aérea não entregar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a empresa e a rota.

 

Ressarcimento dos itens de valor

Normalmente, as companhias aéreas têm um valor máximo para indenização, que equivale a 1.131 DES (Depósito Especial de Saque).

Para garantir que o ressarcimento seja justo, recomenda-se que o passageiro declare o valor de seus pertences antes de viajar. Para tanto, a companhia aérea dispõe de formulários específicos.

 

Danos morais

Além de indenização por danos materiais (decorrentes aos itens extraviados), é possível ainda indenização por danos morais

Isso vale tanto para malas que foram devolvidas muito tempo depois, quanto as que nunca mais foram encontradas pela companhia aérea.

 

Em caso de mais dúvidas sobre indenizações, entre em contato com nosso escritório. O link para o nosso WhatsApp ou nosso site está na bio do perfil.

 

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